“A Varanda do Frangipani” de Mia Couto

Mia Couto

Mia Couto

“Nessa manhã, eu saí do corpo de Izidine Naíta. Restreava assim minha própria matéria no mundo, fantasma visível só pela frente. A luz imensa me invadiu assim que me desencorpei do polícia. Primeiro, tudo cintilou em milibrilhos. A claridade, aos poucos, se educou. Olhei o mundo, tudo em volta se inaugurava. E murmurei, com a voz já encharcada:
É a terra, a minha terra!
Mesmo assim, pávida e poeirenta, ela me surgia como o único lugar no mundo. Meu coração, afinal, não tinha sido enterrado. Estava ali, sempre esteve ali, reflorindo no frangipani. Toquei a árvore, colhi a flor, aspirei o perfume. Depois divaguei na varanda, com o oceano a namorar-me o olhar. Lembrei as palavras do pangolim:
Aqui é onde a terra se despe e o tempo se deita.”

in aba da contracapa da Editorial Caminho*.
Preço: 12,70€.

*Também disponível em Livro Usado – 5€.

 

Deixe uma Resposta

